em 03-22-2013 04:34 AM
Bom dia.
Estou a criar um osciloscopio digital no Labview mas estou com duvidas em como devo ligar as funções no diagrama de blocos. O hardware que uso para medir o sinal é a placa NIMydaq.
Agradeço ajuda.
Obrigado.
Cumprimentos.
em 03-25-2013 06:57 AM
Bom dia, expanium. Tudo tranquilo?
Encontrei um tutorial que explica sobre com programa neste tipo de plataforma.
http://www.ni.com/white-paper/11422/en
http://www.ni.com/white-paper/12964/en
Atenciosamente.
em 08-27-2013 06:56 PM
Sr.
Preciso gerar um sinal de frequência de 35khz para teste de um transdutor de ultra som, é possível com o MyDAQ? E ainda ler a frequência do conjunto com o osciloscópio.
Grato
valdenir
em 08-28-2013 07:32 AM
O limite de taxa de aquisição do myDAQ é 200 kHz. Para que se tenha uma geração de sinal com qualidade, há que se trabalhar com uma fração dessa frequência. Segundo o teorema de Nyquist é possível trabalhar com até a metade da frequência. Em termos práticos devemos trabalhar, no mínimo, com 1/4. A partir de 1/10 (20 kHz no caso do myDAQ) é que a coisa começa realmente a ficar boa. No seu caso, você quer ainda ler um sinal simultaneamente com a geração, o que, no mínimo, dividirá a capacidade do myDAQ pela metade. Ainda assim, há uma grande dependência do sistema que será estimulado, que pode ajudar na geração de sinal, ou atrapalhar. Um caso clássico é quando excitamos o sistema numa das frequências naturais. Por último a forma de onda de estimulação desejada tem grande influência na quantidade de pontos necessários para representá-la adequadamente na frequência desejada.
em 08-28-2013 12:15 PM
Grato.
Pela resposta.
Tenho mais uma duvida,
o gerador de sinais do MyDAQ esta limitado a 20kHz, pelo que li no manual, preciso de uma sugestao de como injetar o sinal de 35khz no transdutor ou pastilhas piezoeletricas.
grato
Pestana
em 09-05-2013 08:16 AM
Respondi ao seu email, no qual a questão foi mais detalhada. Se alguém se interessar posso publicar aqui,
em 09-09-2013 08:11 AM
Manzolli, gostaria de ter acesso, se possível.
Partindo do princípio de que conhecimento nunca é demais.
Se puder postar, ficarei grato.
Atenciosamente,
09-10-2013 05:59 AM - editado 09-10-2013 06:00 AM
Bom dia,
Também gostaria que publicasse aqui no fórum. Muito Obrigado.
Rafael
em 09-13-2013 03:15 AM
A especificacao da placa eh de 200 kSamples/segundo.
Na hora de gerar o sinal de saida, vc precisa definir o tipo de forma de onda que vai usar e o nro de pontos (amostras) da sua forma de onda.
Isto vai entao determinar a frequencia maxima do seu sinal. Da uma olhada nos exemplos de analog output que ele explica melhor.
Qual tipo de sinal vc quer gerar ?
em 09-13-2013 02:19 PM
Preciso de uma onda senoidal com 35kHz estavel,consegui gerar e ler o resultado no osciloscopio, porem nao esta estavel varia de 34,5 até uns 37 kHz, a onda deve ser estavel pois preciso programar pra fazer uma varredura entre 34 a 35,5 kHz. estou usando o myDAQ. e como ja me foi informado creio que nao sera possivel alguem tem alguma sugestao.
grato
valdenir