em 11-25-2018 01:00 PM - editado pela última vez em 08-12-2021 02:51 PM por NIadmin
Boa tarde, eu estou desenvolvendo um programa para faculdade onde eu preciso calcular velocidade media.
Eu estou utilizando 2 sensores de barreira para captar o pulso de entrada através da placa de aquisição NI USB-6009.
Minha ideia era a seguinte, quando eu receber 1 na primeira entrada, eu começo a contar o tempo (segundos) e quando receber o segundo 1 eu paro de contar, e faco a conta de Vm= S/T. porem eu não estou conseguindo marcar o tempo, alguém poderia me ajudar?
em 11-26-2018 04:57 AM
Bom Dia, Gabriel. Tudo bom?
Eu entendi o que você quer fazer, mas não entendi porque você não está conseguindo marcar o tempo. Onde exatamente está a sua dificuldade?
Você tem algum código básico que começou a desenvolver? Pode postá-lo aqui para a gente ver?
Atenciosamente,
em 12-03-2018 07:09 PM
Boa noite Felipe,
Meu problema é que eu não consigo pegar o intervalo de tempo, não estou conseguindo utilizar nenhum bloco para fazer isso ( minha primeira vez que estou utilizando o LabView). Vou postar o programa que eu fiz.
No lugar que esta escrito sensor 1 e 2 vão os blocos de entrada digital para pegar o verdadeiro sinal do sensor, meu problema esta para obter o tempo.
O funcionamento é basicamente, quando eu ativar o primeiro sensor, vai começar a contar o tempo, quando eu ativar o segundo o tempo para e eu faço a conta. Como eu consigo fazer isso?
Att, Gabriel
em 12-04-2018 07:02 AM
Bom Dia, Gabriel.
@gabrielpelicano wrote:
"...O funcionamento é basicamente, quando eu ativar o primeiro sensor, vai começar a contar o tempo, quando eu ativar o segundo o tempo para e eu faço a conta..."
Eu entendo o que você precisa fazer, mas isso não está refletido no uso da função Elapsed time. Eu posso te ajudar com a parte do LabVIEW, mas para isso eu preciso que você me forneça a parte da lógica.
Poste aqui um fluxograma simples da sua lógica de programação que eu te oriento em como converter isso para LabVIEW.
Atenciosamente,
em 12-04-2018 05:03 PM
Felipe, boa noite.
Na foto tem um fluxograma simples do que eu pensei.
Outra forma também seria registrar a hora que o sensor 1 for acionado e registrar a hora que o sensor 2 for acionado, fazer a diferença entre os dois tempos, com isso teria o Tempo para o calculo da Velocidade Media.
Obs: para a aquisição do sinal dos sensores, estou utilizando a placa NI-USB6009.
em 01-08-2019 12:29 PM
Boa tarde Felipe,
Eu faria uma máquina de estados simples com os seguintes estados:
1) Aguardando sensor 1
2) Passou pelo sensor 1 -> armazena tempo 1 (T1)
3) Aguardando sensor 2
4) Passou pelo sensor 2 -> armazena tempo 2 (T2)
5) Calcula velocidade: V=S/(T2-T1)
Espero que ajude
em 01-09-2019 11:50 AM
Perfeito, Manzolli.
Um máquina de estados é a melhor solução para esse desafio.
Gabriel, como o André comentou acima, vale você criar uma arquitetura de máquina de estados no seu programa, que sequenciará as tomadas de tempo e o cálculo de velocidade. Segue dois links que mostram como implementar uma máquina de estados no LabVIEW.
http://www.ni.com/tutorial/7595/en/
https://www.youtube.com/watch?v=JyJxNrgABsI
Dessa forma, você poderá criar a máquina de estados que está exemplificada no anexo.
No caso da leitura do pulso, você já conseguiu fazê-la? Você está usando entradas analógicas ou digitais?
Atenciosamente,
em 01-21-2019 09:37 AM
OI Grabriel
Vc precisa usar uma funcao que esta na palete de Timer, chamada Tick Count (no diagrama, right click, TIMING functions Tick Count). qdo vc detectar cada evento, use a funcao Tick count e armazene o valor depois vc faz a diferenca entre os dois pra encontrar a diferenca de tempo.
Vc precisa implementar uma maquina de estados (um while loop com um case structure dentro). Cada Case structure vai ser o estado que vc vai estar.
Por exemplo
Case 1 - Fica lendo o sensor. Qdo sensor for detectado, leia o tick count (use um sequence pra garantir que vc le o tick count DEPOIS do sensor ser detectado), e passe pro proximo estado
Case 2 Aguarda ler o segundo sensor, qdo sensor for detectado, leia o tick count de novo (tb use o sequence pra garantir que vc le o tick count DEPOIS de ler o sensor)
Case 3 Calcule a velocidade.
em 01-22-2019 09:51 AM
Nesse video explica como implementar uma maquina de estados (state machine ) no labview
https://www.youtube.com/watch?v=Fgsa88g8m-M